CLICK AQUI

terça-feira, 19 de junho de 2012

Chuvas: barreira cai em cima de casa em comunidade da Capital e deixa adolescente gravemente ferida; fotos

Tempo nublado
As fortes chuvas que têm caído desde a tarde desta segunda-feira (18) causaram alagamentos, queda de barreiras e árvores, trânsito caótico e interdição de vias e linhas de ônibus. Apenas em João Pessoa, já choveu o equivalente a 51.6 mm nas últimas 24 horas.

Queda de barreira

Parte de uma barreira caiu em cima de uma casa na comunidade Saturnino de Brito, no bairro do Varadouro, em João Pessoa. Na ocasião, uma garota de 17 anos ficou sob os escombros e foi socorrida em estado grave para o hospital de Emergência e Trauma.
Vitima na Saturnino de Brito
Casa atingida pela barreira (Foto: Emerson Machado)
Segundo os moradores do local, a adolescente estava dentro de casa quando foi surpreendida pela queda da barreira. As telhas foram completamente destruídas e houve muitos danos materiais.
Vitima na Saturnino de Brito
Vitima debaixo dos escombros (Foto: Emerson Machado)
A vítima foi retirada dos escombros por homens do Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Militar e com a ajuda dos próprios moradores. Ela foi socorrida em estado grave para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na Capital.

Vitima na Saturnino de Brito
Vitima sendo socorrida (Foto: Emerson Machado)
Alagamentos



As fortes chuvas já foram suficientes para alagar várias casas na comunidade do Timbó, nos Bancários, em João Pessoa. A Defesa Civil da Capital informou que doze casas foram afetadas.
Apesar da Prefeitura Municipal disponibilizar abrigos provisórios - um na Arquidiocese e outro na Escola Aruanda - as famílias se negam a deixar o local.
Queda de árvores
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) foi acionada na manhã desta terça-feira (19) para retirar uma árvore de grande porte que caiu no anel externo do Parque Solón de Lucena, em decorrência das fortes chuvas do início do dia. Outra árvore caiu na Rua Gouveia Nóbrega, no Bairro do Tambiá, mas a limpeza já foi realizada e o trânsito foi liberado no final desta manhã.
árvore carro
Também participaram da operação, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e dez agentes da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob).
árvore carro2
Interdição de vias e linhas de ônibus
Foram feitas interdições em todo Parque Sólon de Lucena (Lagoa); na Rua Santo Elias e na descida da Rua Barão do Abiai em direção a Lagoa; e na rua Edmundo Filho, principal do Bairro São José. A Semob mantém 35 agentes fazendo a fiscalização do trânsito, e outra equipe que está monitorando a situação pelas 22 câmeras da Central de Tráfego por Área.
Também foram registrados alagamentos e lentidão no trânsito na altura do Viaduto do Cristo, sentido José Américo, na avenida Sérgio Guerra, no bairro dos Bancários e na avenida Pedro II.
Houve uma ocorrência da quebra de semáforo na rua Maria Sales com a Avenida Nego, Tambaú, às 7h, mas que foi restabelecido rapidamente. Uma colisão foi registrada pela Central de Informações da Semob em frente à Auto Escola Livramento, nos Bancários, sentido Bairro-Centro. Se necessário, a Semob fará de imediato o desvio de trechos para evitar grandes problemas.
De acordo a diretoria de operações, os pontos alagados e com tráfego bastante lento são a avenida João Machado, trecho entre a maternidade Cândida Vargas ao Hospital São Vicente; na avenida Epitácio Pessoa em frente ao Colégio Lourdinas; na Ladeira Mangabeira em direção ao Valentina; no final da avenida José Américo de Almeida (Beira Rio) e na avenida Tancredo Neves, entre os bairros Tambiá e Padre Zé.
Linha 512 - Com o transbordamento do rio Jaguaribe, a rua Edmundo Filho no Bairro São José totalmente foi interditada. A linha 512 - Bairro São José, que opera naquela área, teve itinerário modificado. Os ônibus passaram a seguir o percurso normal até a entrada do Bairro São José e retornaram pelo Bairro João Agripino.
J.Luiz com portalcorreio