CLICK AQUI

domingo, 4 de novembro de 2012

Coremas/Mãe D'água já está mais de 50% seco e um açude já está totalmente vazio na Paraíba



 Atualmente o Nordeste vê materializar-se um dos seus principais e mais temidos fantasmas: a seca. Dados oficiais dão conta de que esta é a pior estiagem enfrentada pela região em 30 anos. Na Paraíba, os reservatórios de água começam a sentir os efeitos.
De acordo com as ultimas medições nos açudes monitorados pela AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba), sete deles já estão em situação crítica, sendo que um já está completamente vazio. Até o maior açude do estado, Coremas / Mãe D'água, na cidade de Coremas, já está mais da metade seco, utilizando apenas 47,9% da sua capacidade.
O primeiro açude a esvaziar-se na Paraíba foi o São José IV, localizado na cidade de São José do Sabugi, ele tem capacidade para comportas 554.100m³ de água, mas está completamente seco. O próximo a secar, deverá ser o São Francisco II na cidade de Teixeira que usa agora apenas 0,5% de sua capacidade total. Ainda na cidade de Teixeira, mais três reservatórios estão perto de esgotar-se.
Fora esses, mais 20 reservatórios merecem atenção, já que comportam menos de 20% de sua capacidade. Apenas um reservatório no estado, o Olho d’Água em Mari, est´pa sangrando.

da Redação (com assessoria)