CLICK AQUI

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Morre apresentador e jornalista Joelmir Beting, anúncio foi feito pelo filho


Joelmir Beting

O jornalista e apresentador Joelmir Beting, 75 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (29),  no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele estava internado em desde outubro para o tratamento de uma doença autoimune. 
A assessoria de imprensa do hospital não informou qual a doença autoimune que levou o jornalista a se internar para o tratamento.No último domingo (25), ele sofreu um AVC (Acidentes Vascular Cerebral).
A notícia do falecimento do apresentador foi dada por seu filho, o também jornalista Mauro Beting, na Rádio Bandeirantes.  

Trajetória de Joelmir Beting 
Nascido na cidade de Tambaú, interior de São Paulo, no dia 21 de dezembro de 1936, Beting começou a trabalhar cedo, mas sem nunca largar mão dos estudos. Aos 7 anos, já ajudava a família humilde como boia fria. No pequeno município, atualmente com população pouco superior a 20 mil habitantes, ficou até 1955, quando o padre Donizetti Tavares, a quem classificava como guru espiritual e profissional, o orientou a prestar faculdade de sociologia na USP, para depois se dedicar à carreira jornalística.
Ainda na universidade, iniciou-se no jornalismo, em 1957, trabalhando especialmente com futebol nos jornais O Esporte e Diário Popular e na rádio Panamericana - atual Jovem Pan. Cinco anos depois, migrou para o jornalismo econômico. Em 1968, após lançar a bem-sucedida editoria de Automóveis no caderno de Classificados da Folha de S. Paulo, foi contratado para ser editor de Economia do jornal. Dois anos depois, passou a assinar sua própria coluna, publicada em diversos periódicos brasileiros. Em 1991, foi para o Estado de S. Paulo.
Beting foi um dos responsáveis pela introdução do jornalismo econômico no rádio, ainda nos anos 1970, e na televisão, na década seguinte. Além disso, lançou livros como Na Prática a Teoria é Outra e Os Juros Subversivos, procurando, assim, clarear o entendimento do tema para leigos. Também assinou ensaios e artigos para as principais revistas semanais do País.
Jornalista respeitado, Beting afirmava trabalhar e estudar, desde a infância, cerca de 15 horas por dia, e dizia realizar no mínimo oito palestras mensais em convenções, congressos e seminários.
Casado desde 1963 com Lucila, Joelmir teve dois filhos: o publicitário e webmaster Giangranco e o comentarista e apresentador esportivo Mauro. Ele também é tio de outro conhecido jornalista, Erich Beting.
Nos últimos anos, Beting foi editor e comentarista econômico do Jornal da Band, além de comentarista deJornal Gente e Jornal Três Tempos, da Rádio Bandeirantes, do Beting&Beting, exibido pelo Band Sports, e doPrimeiro Jornal, Jornal da Noite e do canal fechado Band News. Aos domingos, apresentava e mediava debates sobre política e economia no Canal Livre, da TV Bandeirantes.