CLICK AQUI

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

SAMU em Mamanguape: secretário da saúde está otimista que até o final de dezembro esteja funcionando


O secretário da saúde de Mamanguape, Elissandro Bezerra em entrevista a Rádio Correio do vale FM 106,1 na manhã desta quinta-feira (22), garantiu que até o final de dezembro e inicio de janeiro de 2013, a base da Unidade de Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) será inaugurada e entregue a população. Quando estiver em funcionamento, serão beneficiadas pelo (SAMU) as cidades de Capim, Cuité de Mamanguape, Itapororoca e Mamanguape.
De acordo com o gestor da saúde do município, a base do (SAMU) aguarda apenas a visita de técnicos da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (AGEVISA) e do coordenador estadual para averiguação dos procedimentos exigidos e marcar a data da inauguração. Ele disse que a burocracia atrapalha a todos.
Elissandro agradeceu o apoio do prefeito Eduardo Brito (PR) para a importância da instalação do (SAMU), além da contribuição dos prefeitos, Erilson Rodrigues (PTB), Isaurinha Meireles (PMDB) e Sérgio lima (PSDB) que não mediram esforços para trazer este benefício à população dos quatro municípios.
Os profissionais de saúde que irão trabalhar no (SAMU) já passaram por treinamento e já receberam o fardamento, apenas aguarda a hora de começar a trabalhar.
O que é o SAMU?
O (SAMU) 192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, desde 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de urgências. Com o (SAMU) 192, o Governo Federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas da falta de socorro precoce.
O serviço funciona 24 horas por dia com equipe de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores socorristas que atendem as urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
J.Luiz com pbvale